sábado, 22 de junho de 2013

Ele há coisas que...

Não consigo perceber este meu povo e este meu país. Há coisas que me custam perceber, absorver - seja, comer e calar. Um amigo meu mostrou-me há tempos algo da sua autoria, dizia 'Portugal eu amo-te mas assim não dá'. Vi-me inequivocamente ali espelhada, um aperto no coração enquanto lia e sentia alguém roubar-me os pensamentos. Tentei perceber - a uma inconclusão, foi onde cheguei.
Na Turquia quiseram destruir mais um pulmão citadino e #OccupyGezi tornou-se uma das frases chave mais lidas desde aí. Milhares saem às ruas em protestos, mesmo que oprimidos por um Governo tal como o nosso, pouco fidedigno. Foram brutalmente agredidos, desprezados e desvalorizados. A luta deles sem sucesso, mas foi por si só, uma luta cheia de voz.
Já no Brasil, o aumento dos transportes públicos despoleta uma revolta popular como nunca esperada. Tantos gritaram que conseguiram o objectivo, #OGiganteAcordou, os transportes baixaram mas eles não pararam. Gritam e esperneiam agora por todos os temas que acham devidos. Dilma planeia agora medidas de incentivo à educação, uma vez que de alguma forma tem que dar resposta aos seus.
E nós, Portugal? Pagamos nós, contribuintes, uma dívida que não é nossa, enquanto quem descontou 40 anos sobrevive com 300 euros mensais. E nós, Portugal? Que tem uma taxa de natalidade deficitária mas somos demasiados para o trabalho existente. E nós, Portugal? Vamos continuando a sustentar boys de boa vontade e ver o factor 'C' actuar. E nós, Portugal? Vamos continuar a insultar professores grevistas que defendem os seus direitos. Nós, Portugal que faz a primeira e única revolução sem uma gota de sangue derramada mas não conseguimos contrariar uma corrupção feita à luz do dia. 
Eu, Portugal, sou egoísta mas não deixo de morrer mais um bocadinho porque deixo os meus irem embora em busca de vidas e futuros melhores. Futuro esse, meu Portugal à beira mar plantado, que para mim com 21 anos, não vejo. Então é isto que não percebo, seremos um povo de brandos costumes, tão brando assim? Então, meu Portugal?

X.o.x.o,
Dorothy

1 comentário:

  1. Adoramos estar de gatas e gritar que somos gloriosos, iniciamos os descobrimentos e tal... e a muitos basta a velha glória de um passado para lá de apagado.

    ResponderEliminar

Conta-me histórias tu também !