terça-feira, 19 de março de 2013

Porque hoje é dia do Pai

E ao meu Pai eu devo tudo o que tenho, e tudo o que devagarinho conquistei na vida. E porque hoje é dia do Pai, e o meu Pai pode e deve ter o rótulo de Melhor Pai do Mundo - pelo que sacrificou, abdicou e realizou pela vida dos dois filhos que teve e criou.

Porque eu tenho um Pai maravilhoso, com o maior mau-feitio, o mais rabugento com o humor mais negro que alguma vez conheci; porque me ensinou a andar de bicicleta sem rodinhas; porque me incutiu o bichinho de ler; porque me segurou quando eu ia jurar que estava perto da queda; porque nunca me largou da asa e eu sou verdadeiramente uma "menina do Papá"; porque me dá a sensação de que mesmo longe ele estará sempre perto; porque sou filha daquele homem, fluente em política e economia, com uma garra que em 21 anos só testemunhei nele; porque ele faz o melhor papel de Pai e vai sempre em socorro da Mafarrica, da Pimpolha, da Piolha, da Menina. 

Porque para o meu Pai nunca cresci, e vejo nele surpresa sempre que revelo um pouco mais de maturidade e crescimento; porque para ele, eu ainda sou a menina a quem ele construiu um baloiço no quintal; para quem ele pendurou o candeeiro mais giro do universo. Para ele eu ainda uso totós cor-de-rosa e roupinhas da Benetton; ainda sou indefesa e corro todos os riscos do Mundo. Para ele, eu ainda sou a trapalhona de 5 anos que tropeça nos próprios pés e que ele leva todas as noites da cama dos pais para a dela ao colo, aconchegando-lhe os lençóis e dando um beijinho de boa noite.

Porque sempre quis fazer do meu Pai, um Pai muito orgulhoso da filha que tem. E porque o meu Pai não é um gajo sentimental nem afectuoso, mas porque por acções eu sei que tenho o melhor Pai que podia ter. Porque um homem chora e sofre quando a filha está mal, e ri e congratula quando ela tem sucesso. E para isso, ele nunca precisou de muitas palavras, apenas de olhares. Porque sei que de Pai para Filha e de Filha para Pai, existe um amor incondicional.


Porque foi ele que me ensinou a arte da defesa por palavras e inteligência; foi com ele que aprendi a usar sarcasmo e ironia de uma forma subtil; foi ele que despertou em mim mil curiosidades e gostos assim como depositou toneladas de conhecimentos. Porque ele é um poço de sabedoria que não termina e me ensinou tanto sobre tudo um pouco.

Porque o que mais quero é que o meu Pai chegue a velho e diga que se orgulha de mim, que cumpri as expectativas que ele tinha para mim - acima de tudo, eu quero que ele se orgulho da felicidade que tenho por ser quem sou. Porque quero que daqui a muitos anos o meu Pai eduque também os meus filhos e lhes transmita a mensagem que ainda hoje me transmite. Porque ele é um homem de força, garra, inteligência e perseverança.

Porque há muitos anos que não o digo, mas tenho esperança que ele saiba o quanto eu gosto dele. E por tudo e nada, poderia estar horas a descrever quem é o meu Pai. Mas não irei, porque há coisas que só eu poderei ficar a saber.

Porque tenho o Melhor Pai do Mundo, e hoje o dia é dele. Por isso, feliz dia do Pai ao melhor Pai do meu Mundo.

Com três anos, enquanto eu chorava no quarto à noite o meu Pai levanta-se e vai ver de mim. Pega-me ao colo e:
Pai - Senão te calas mando-te pela janela!
Mafalda - Lá para fora não que está escuro!

Beijo beijo beijo,
Mafalda

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conta-me histórias tu também !