terça-feira, 26 de março de 2013

Crónicas de uma ACC

Sou ACC, ou ARC ou só C. Sou Assistente de Canal Comercial, ou Assistente de Relação com o Cliente ou só simplesmente Comunicadora.

"Ah, call centers. Aqueles gajos são uns inúteis - pagos para falar". Comenta o pobre do civil, consumidor ou raio que o parta. Nós somos pagos para lhe resolver os problemas, lhe aturar as crises de psicose e ainda lhe dizer que compeendemos; respirar fundo e gostar muito deles.
Trabalho ali fazem 6 meses. E em 6 meses disse mais vezes 'Compreendo' do que em 21 anos de vida. Mas, o Sr. Cliente não fica satisfeito  porque "alguém tem que me ouvir"; "alguém tem que resolver"; "alguém tem que ser insultado"; "alguém tem que fazer a terapia que já não tenho dinheiro para a pagar"; "alguém tem que ser meu amigo (mesmo que eu seja um atrasado que por aqui anda)".

Então, Sr. Cliente, esclareça comigo:
- Nós estamos ali para ajudar. Mais grita, menos leva - tenha em consideração que como você, nós também cumprimos ordens e acima disso, somos humanos.
- Não adianta pedir desculpa antes de desligar pela merda que disse e pelo tom de voz que usou - depois de um homicídio, pedir desculpa também não traz de volta o morto.
- Acredite que nós percebemos - se estamos ali dentro, sabemos o bom e o mau. 
- Não faça de um telefonema um negócio de feira da ladra - não está nas nossas mãos regatear preços;
- Não nos diga chatos - quem ligou foi você e nós até fomos simpáticos;
- Simpatia com simpatia se paga. Seja educado e mantenha a calma, nós vamos ajudar, e mais ajudamos se você parecer um humano e não soar a Filho da Puta.; 
- Não chame um superior ao telefone - vai ser gozado pela equipa toda e ele não tem mais poder que nós, também não vai baixar o preço;
- Não fale mal de nós quando pedimos para aguardar - nós conseguimos ouvi-lo;
- Das duas uma: ou nos deixa falar e respira fundo, ou respira fundo e nos deixa falar;
- Perceba que quando dizemos que não é possível, NÃO É POSSÍVEL E CHORAMINGAR NÃO RESULTA.
- Não queremos saber quantas divisões tem, quantos familiares estão a morrer, se tem piriquitos ou papagaios ou há quanto tempo não faz xixi, sim?
- Não nos insulte, fale mal, ameace,  ou ameace o nosso emprego - não se esqueça que nós sabemos quem você é: nome completo, NIF, BI, morada, nº de telefone fixo e nº de telemóvel...


Com todo o meu amor,
uma ACC, ARC ou só C

X.o.x.o,
Dorothy

2 comentários:

  1. Vários amigos meus já trabalharam nessa área e realmente é preciso muuuuuita paciencia! Good luck!

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