domingo, 9 de setembro de 2012

Ana Rita

É hoje que me despeço de ti, Ana Rita. É por isso que te escrevo, dia 9 de Setembro de 2012, na véspera da tua partida. Não vais ler isto, não saberás o que sofro nesta data. Mas fica aqui escrito, como uma projecção ao Universo; como um último derramar de medos e palavras, o que me assusta a tua ausência. Amo-te como se fosses minha, e levas contigo parte de mim. Uma grande parte de mim com 3 anos, 2 meses e 19 dias de existência. Uma pequena mas muito grande parte de mim.

Hoje despeço-me de ti, Ana Rita. Hoje digo-te um até já, um irei ter contigo, um voltarás ao meu colo, um voltarás a dizer que 'A tia apanha a Rita'. 

Hoje despeço-me de ti, Ana Rita. Com uma grande mágoa, mas com uma grande fé no teu futuro.

Hoje despeço-me de ti, Ana Rita. Para este jantar reservo grandes esperanças de que voltes daqui a uns anos, já crescida, a falar melhor que eu, mais línguas que eu, e a ser da minha altura. Reservo amor, carinho, bondade, ensinamentos.

Hoje despeço-me de ti, Ana Rita, no meu melhor. Por isso arranjo-me, maquilho-me e visto o melhor que tenho no armário; porque quero que guardes de mim a melhor imagem até à próxima vista. 

Hoje deixo que arranquem parte de mim para enfrentarem um futuro melhor. E hoje, deixo que te levem para um país longínquo a milhares de quilómetros da tia, para que não sofras a angústia que hoje tenho sobre o meu futuro. Hoje deixo que te levem no dia de amanhã para a Alemanha. Hoje peço com todas as minhas forças para que sejas inteligente, que cresças e não deixes esse sorriso de cada vez que vês  a tia
Hoje de facto, é o primeiro dia desta tua vida. Hoje fazemos o último 'All Together Now' familiar até ao Natal. Hoje vemos o primeiro dos mais novos deixar Portugal. Hoje vemos o último dos mais novos a deixar Portugal. Hoje esta família sofre um abate imenso, porque somos assim. Somos um, apenas um. E se um muda, a família muda. Por isso, hoje é o último 'All Together Now' até daqui a uns meses.


Hoje despeço-me de ti, Ana Rita, e do teu pai. O teu pai que conta com mais 15 anos que eu. O teu pai que me levou a todo o lado, me fez sócia do Benfica, o teu pai que me ensinou a andar de mota, o teu pai que me mimou até à morte. O teu pai, meu primo, que é pior que eu, pequenina. Cuida dele, por favor. O teu pai, meu irmão ao fim de contas, que me formou, que me deu o melhor curriculum aos 18 anos, o teu pai que me ensinou tanto. Cuida dele, por favor. Hoje reunimos por vocês todas as gerações desta família tão louca e tão saudável. Dos 83 aos 3, hoje estamos todos lá. Neste último dia não emigrante.

Hoje despeço-me de ti, Ana Rita. Com o maior medo, mas a maior felicidade. Sairás daqui entregue ao melhor dos futuros.

Hoje, deixo-te aqui um até já, Ana Rita. A tia ama-te, e nunca vai deixar 'de apanhar a Rita'.



Beijarolas e sorrisos,
Morena

Sem comentários:

Enviar um comentário

Conta-me histórias tu também !